VOLTA AO PARQUE


Vale do Cercado/ Foto: Rui Rezende
Este roteiro passa entre as principais cidades, vilarejos e atrativos turísticos da Chapada Diamantina. Este é o único roteiro criado pela Chapada Trekking que não é exclusivamente voltado para o público trekker. Podendo ser feito por pessoas com pouca experiência em trilha.


Nosso objetivo é dar uma volta no parque nacional da Chapada Diamantina em 7 dias, com um carro de apoio, conhecendo a rica diversidade biológica e cultural, a beleza singular de cada região da Chapada Diamantina. Estão inclusas as trilhas clássicas da cachoeira da Fumaça, cachoeira do Buracão, poço Azul, poço Encantado, Morro do Pai Inácio e durante 3 dias caminharemos no Vale do Pati, considerado o trekking mais bonito do Brasil.


Duração: 7 dias
Pernoites: 4 noites em pousada e 2 em casa de Nativos (Vale do Pati).
Grau de dificuldade: Moderado

Roteiro:

Rio Pratinha - Foto: Rui Rezende
1° dia  - Lençóis, Poço do Diabo, Gruta da Lapa doce,Gruta Azul, Pratinha e por do sol no Pai Inácio, Palmeiras e Vale do Capão.
Conhecido como roteiro 1, este é circuito mais procurado pelo número de atrações visitadas no mesmo dia. Nosso primeiro destino fica a 21 km de Lençóis, são 20 minutos de caminha da no rio Mucugêzinho com suas piscinas naturais de águas avermelhadas e a bela cachoeira do Poço do Diabo com 22 mts de altura, após um banho refrescante iremos para  a gruta da Lapa Doce- situada no município de Iraquara, a 70 Km de Lençóis. A travessia de 850 metros no interior da gruta tem a duração de uma hora e meia a duas horas. Nesta gruta podem ser observadas formações como estalagmites, estalactites, espeleotemas, colunas e outras fascinantes belezas. No rio da Pratinha ainda em Iraquara, a 6 Km da Lapa Doce ,está gruta da Pratinha tem características das regiões calcárias, com um tom azulado e águas cristalinas, que ao receber a incidência da luz solar toma o tom prateado, daí o nome. Local muito agradável para o banho.Por último iremos para o Morro do Pai Inácio, ver o por do sol, com uma vista panorâmica de algumas das elevações mais imponentes da Chapada, como o Vale do Cercado, as serras da Bacia, Mucugezinho, Sobradinho, Morrão e Morro do Camelo.
Depois de um dia corrido de muita aventura, seguiremos pra cidade de Palmeiras com destino ao Vale do Capão, onde passaremos nosso primeiro pernoite.
_____________________________________________________________________________________________________
Cachoeira da Fumaça
2° dia - Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Riachinho, Vale do Capão.

Considerada uma das cachoeiras mais altas do país, com 380 metros de altura à 1.422 mts de altitude São 6 km de caminhada, sendo 2 km de subida com vista para o belo Vale do Capão de um lado e ao norte o Morrão. A pós vencer a subida a trilha fica fácil seguindo uma trilha plana até o mirante da cachoeira, após uma volta de 2 horas de caminhada, seguiremos rumo a cachoeira do Riachinho pra tomar um banho refrescante e ver mais um lindo por do sol.Pernoite no Vale do Capão.
_____________________________________________________________________________________________________
Vale do Pati/ Foto: Rui Rezende
3° dia - Guiné - Gerais do Rio Preto, Mirante do Pati, Cachoeira da Altina, Cachoeira do Funis, Dona Raquel.

São aproximadamente 50 Km entre o Vale do Capão e o pequeno vilarejo do Guiné, onde inicia-se nossa trilha. Subiremos cerca de 40 minutos pelo morro do Beco, com uma maravilhosa vista para a serra do Esbarrancado que tem em um dos seus picos 1.700 metros de altitude, o ponto culminante do Parque Nacional. Após auma tranquila subida chegaremos ao gerais do rio Preto, onde caminharemos até o Rio Preto e faremos uma pausa para o lanche, a trilha segue plana até o mirante da serra da Rampa, com uma das vistas mais espetacular da Chapada Diamantina, após o mirante a descida é ingrime, depois a trilha fica tranquila sob a sombra até o rio Pati, onde seguiremos seu leito passando por diversos poços e cachoeiras, destaque para cachoeira da Altina e dos Funis depois do banho, caminharemos cerca de mais 1:20 até a casa da dona Raquel, onde pernoitaremos.
_____________________________________________________________________________________________________
Morro do Castelo - Foto: Rui Rezende
4° dia - Dona Raquel, Gruta do Castelo, Rio Pati, Dona Raquel.

No segundo dia no Pati, subiremos uma trilha sob sombra para o morro do Castelo (1.470 metros de altitude), faremos a travessia da gruta do Castelo e  teremos uma maravilhosa vista para o vale do Pati de Baixo e vale do Calixto, voltaremos pela mesma trilha até a casa de dona Raquel.
_____________________________________________________________________________________________________

Ccahoeirão por cima - Foto: Dmitri de Igatu
5° dia - Dona Raquel, Cachoeirão por cima, Gerais do Rio Preto, Guiné, Mucugê.

Após ao café da manhã, seguiremos rumo ao Cachoeirão por Cima, serão 2:30 de caminhada, com subidas leves e longos planos, passando pelo Gerias do Rio Preto e belo bosque do rio Cachoeirão. Com aproximadamente 280 metros de altura, o cachoeirão é uma das paisagens mais belas da Chapada Diamantina. A trilha que volta para o Guiné é bastante plana, tendo que descer cerca de 30 minutos pelo Morro do Beco, ao chegar a base da trilha  nosso carro nos levará para charmosa cidade histórica de Mucugê, onde podemos visitar seu museu do Garimpo.
____________________________________________________________________________________________________
Cachoeira do Buracão
Foto: Rodrigo Galvão
6º dia - Mucugê, Ibicoara, Campo Redondo, Buracão, Igatu.


Após ao café da manhã faremos uma rápida visita ao cemitério Bizantino, e seguiremos rumo a Ibicoara, distante 80 KM de Mucugê, após Ibicoara, seguiremos mais 30 KM de estrada de barro até a entrada do parque municipal do Buracão. Após deixar o carro, a trilha segue paralela ao rio espalhado, são aproximadamente 1:00 hora de caminhada até a cachoeira do Recanto Verde, após isso precisaremos pôr os coletes salva-vidas para seguir mais 2 minutos entre o apertado cânion do Buracão, uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. A trilha de volta passa por um mirante com vista para o Buracão por cima e a cachoeira da orquídea. Na volta seguiremos 110 km até a pequena vila de Igatu, onde jantaremos e passaremos nossa última noite.
____________________________________________________________________________________________________
Poço Encantado/ Foto: Tom Alves
7º dia - Igatu, Poço Encantado e Poço Azul, Lençóis.

Após o café da manhã, desceremos cerca de 10 minutos a trilha para as ruínas de Igatu, que nos remete ao tempo áureo do garimpo da região, mais 5 minutos em uma parada no museu a céu aberto e na galeria de arte contemporânea de Igatu.De volta ao carro seguiremos para o Poço Encantado, uma gruta de formação calcária, formando um grande salão de 40m de altura, seu enorme poço chega a 61m de profundidade, de águas tão transparentes que permitem ver o fundo. No período de Abril a Setembro das 9:00h às 14:00h um raio de sol penetra por uma fenda, incidindo sobre a água e criando um cenário de rara beleza, dando ao poço uma incrível cor azul. Depois seguiremos rumo ao Poço Azul, uma formação semelhante porém bem menor, com a vantagem de poder tomar banho e fazer uma incrível flutuação em suas águas cristalinas. Após a visitação seguiremos para Lençóis.
____________________________________________________________________________________________________

Incluso no roteiro:
  • Guia especializado
  • Hospedagem 4 noites em Pousada/2 noites em casa de Nativos (Vale do Pati).
  • Alimentação completa durante todo o roteiro ( Lanche, Café da Manhã e Jantar)
  • Taxas de visitação(Lapa Doce, Pratinha, Poços Azul e Encantado, e Buracão)
  • Kit Primeiro socorros
  • Carro de Apoio durante todo o roteiro menos no 4º dia no trekking do Vale do Pati.


Não incluso no roteiro:

  • Pessoal / guia gratificações
  • Equipamento pessoal
  • Evacuação médica 
  • Seguro de viagem
  • Carregadores
  • Hotéis e refeições, após o termino do roteiro
____________________________________________________________________________________________________


Tel TIM: 75 9213-2571
Tel CLARO: 71 8166-0249

Obs: Os roteiros podem sofrer alterações devido ao clima e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário