DEPOIMENTOS

57 comentários:

  1. Bueno, me considero uma pessoa bem experiente como trekker e montanhista, com passagens pelos Andes boliviano, peruano, argentino e chileno afora umas pernadas Himalaia adentro. Isso tudo pra dizer q a travessia q fiz no rio Pati com o Dmitri foi uma das + balas feitas por mim. Atendimento espontâneo sem aquele ranço de guia profissional tipo CVC, comida trigostosa e um visual des-bun-dan-te!! Ademais o cara é muito engraçado e passei os 5 dias de trilha dando risada de montão. Me tornei freguesa do bom baiano Dmitri, com certeza!!

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos! Para quem está planejando em ir para Chapada Diamantina e está em busca de guia, aconselho 300% o Dmitri de Igatú – Chapada Trekking, fiz uma travessia recente com ele de 90km por 8 dias, e foi uma das melhores experiências que tive na vida, ele é bicho do mato mesmo, conhece trilhas que poucos guias se aventuram, experiente de toda a fauna e flora da região, muito profissional, divertido, e um ótimo cozinheiro, os cafés da manha de todos os dias eram até melhores do que estava acostumado a tomar em casa, almoço e jantares de dar água na boca, e detalhe; tudo no meio da natureza mais selvagem!
    Para quem está em busca de aventura, lugares paradisíacos e poucos explorados, e contato direto com a mais pura natureza, sua busca termina aqui!
    Grande abraço!
    Vinicius Romão.
    Oca Hostel São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. A chapada da diamantina é muito especial. O vale do paty é um local perfeito para trekking. Sem dúvida alguma, um bom guia faz toda a diferença. Recomendo o Dimitri de Igatú, que conhece a região muito bem e possui uma boa relação com todos os nativos da região, levou-nos a locais especiais do vale que muitos guias desconhecem. O diferencial não está apenas no "guiar". Mostrou-se um verdadeiro companheiro, envolvia a equipe com assuntos diversos, não somente sobre aspectos da vegetação, formações rochosas, e sim, sobre experiências passadas. Aproveitava para fazer um comparativo sobre trekkings em outros locais do país, criticava construtivamente a região. Fazer um trekking com ele foi um aprendizado de como explorar e aproveitar o que a natureza pode oferecer sem impactá-la. Senti-me seguro a todo instante, pois parecia que eu estava visitando o quintal de casa. Outro diferencial foi no preparo de lanches gostosos e rápidos para recompor as energias. Foi um curso de sobrevivência.

    Irving

    ResponderExcluir
  4. Uma lenda viva. Mr Dmi de Igatu é um bicho do mato, macaco véio, mocó das intoca, saruê de ribanceira, dentre outras denominações. Tive o privilégio de fazer o Paty e a Fumaça por baixo com esse rasta bom samaritano. Apesar do profissionalismo íntegro, é difícil acompanhá-lo e vê-lo apenas como um guia, pois Dmitri é do tipo de pessoa que facilmente se cria bons laços de companheirismo entre as pessoas ao seu redor. Grande conhecedor das matas, contador de causos, cozinheiro de mão cheia e piadista nato, desfrutar da energia da Chapada acompanhado desse cabra da peste é a garantia de uma viajem inesquecível. Recomendado a todos.

    Brunão

    ResponderExcluir
  5. Fiz a trilha do Paty de 6 dias com o Dmitri. Posso dizer que ele é um guia super profissional e ao mesmo tempo um amigão! Te leva pra conhecer os picos mais deslumbrantes da chapada, consegue sentir o ritmo da galera e agradar a todos - quando ta muito cansado, para pra contemplar, rs. Sabe todas as curiosidades de cada bichinho que passa pela trilha e tira fotos lindas! Quando chega a noite e não se espera mais nada eis que sugem: lasanhas, strogonoffs e até - pasme - mousse de maracujá. quase irreal! hehehe fora as altas risadas garantidas pelo lugar, pelas pessoas e pela buena onde natural da chapada. Altamente recomendo, assim como muitos amigos de diferentes turmas o recomendaram antes da viagem!
    Raquel

    ResponderExcluir
  6. Fiz a trilha do Paty com o Dimi, um guia super versátil, comunicativo e experiente. Recomendo muitíssimo! Além de gente fina, faz um lanche como ninguém. O Dimi faz a trilha do Paty ficar ainda mais surpreendente!!!!!! Não percam essa chance de conhecer esse paraíso ao lado de um profundo conhecedor da região.
    Irla

    ResponderExcluir
  7. Ahaa.. Dimi master! Conheci o trabalho desse super guia na Chapada Diamantina, Vale do Pati! Caminhada tranquila, no ritmo que o grupo pedia, com tempo pra banho, comida, conversa fiada e conversa de trilha. Nas dobras da caminhada, paisagens lindas, lugares encantados, beija-flores, flores! Comida de trilha pra dimi é Picanha de porco, lasanha, brigadeiro e mousse de maracujá! Antes de dormir, claro, boas histórias, muito boas, afinal, como já dizíamos, ..."rir o triplo"... Então Dimi me convidou pra Serra Fina! Disse que o Pati era passeio no parque perto da Serra. Mas vamo que vamo, e lá estavamos nós outra vez, pra andar o dobro, certo? Lugar magnífico, e dificil. Dimi num me deixaria ir se não confiasse que eu pudesse, pensei. E realmente não me faltou perna, nem coragem, nem nada... mas Serra Fina é dificil! Não pelo tamanho da trilha, mas pela trilha em si, capim alto, bambum que enrosca na mochila, ladeiras e mais ladeiras, pedras soltas, descidas escorregadias, vento forte, abismos... Mas chegar a 2800 (pruma boa engenheira 2798 da pra considerar um errinho de 2 pra mais!), acampar a 2500, andar no fino na montanha. Confesso que pensei que o baiano ia espanar do frio, mas nada, bicho bom! Até em minas o baiano mandou bem. Planejamento perfeito, replanejamento melhora ainda. É importante saber ser prudente também, sem indelicadezas mas firme, decisões acertadas. Nada de veneno, sempre suave.. Aventurinha sem risco! Pronta pra próxima capitão! é nois... FUMA

    ResponderExcluir
  8. A Chapada è maravilhosa mas pode ficar muito mais se o guia for pratico,legal, comunicativo,experiente,bom de cozinha(conseguiu fazer comer um Italiano chato) e agora tira otimas fotos tambem.. DMITRI è demaissss fora que è um grande artista.
    Aconselho a todos

    ResponderExcluir
  9. Fizemos a trilha do Vale do Pati em 4 dias com o Dmitri.... foi uma experiência simplesmente MARAVILHOSA!!! Adoramos o lugar e a companhia!! Não o conheciamos e a escolha foi feita por comentários que lemos na internet, e olha foi acima das expectativas...excelente guia, conhece tudo por lá! Passa muita segurança, é um excelente cozinheiro, bem humorado e adora fotografar!!! Obrigada pela paciência e pelas dicas que nos deu para o término de nossa viagem!!!!

    ResponderExcluir
  10. Com 2 grandes amigos que moram em Lençois, e outros tantos que já foram, a Chapada era um lugar que há tempos queria ir - e ainda tenho que voltar! E todas as recomendações sobre guias caíam sempre sobre a mesma pessoa: Dmitri de Iguaçu! Não tivemos dúvidas - bora com o baiano!
    Fiz, (junto com a Quel, que já deixou seu recado acima, e mais uma amiga) a trilha do Pati em 6 dias! Tempo ótimo, deu para conhecer vários lugares e ainda ter um dia de relax na cachoeira para recarregar as energias!
    Brincávamos durante a trilha que nós temos costume de usar palavrões para descrever coisas boas! "puta que pariu, que lugar do caralho!", e começamos a utilizar palavras como 'fenomenal', 'sublime', 'fantástico'....hehe exemplo pequeno para dizer que isso é o Dmi, nos chama a atenção para detalhes que não notaríamos sozinhos!
    Cruzamos com várias pessoas que estavam indo sozinhas fazer a trilha. Diria que para quem é marinheiro de primeira, segunda, terceira, ou seja lá qual for viagem, ir bem acompanhada para um trecking vale muito a pena! O Dmi conhece tudo e todos por lá, passa segurança, manda muito bem na cozinha e é uma ótima companhia (e psicólogo! hehe)!
    Dmi, espero fazer tantas outras trilhas com vc!
    Valeu por tudo!!
    Luli/Dioz

    ResponderExcluir
  11. O Dmi não é apenas um grande guia que cozinha otimamente bem, conta causos, faz todos rirem com suas piadas e conhece o Pati como ninguém. Dmi, além de tudo, é um ser conectado com a natureza, aquele nos ensina que devemos preservá-la, pois fazermos parte dela, que nos conduz a este mundo cheio de energia e dele tira toda a inspiração para a criação de suas obras como artista plástico. Teria, então, uma pessoa mais indicada que entenda e nos guie por dentro da natureza como ele? Para mim é um grande privilégio conhecê-lo! Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  12. De uma dia pro outro recebo um convite, vamos pra Chapada Diamantina? Puts, faltava uma semana e bora. Pegamos o carro e fomos de BH à Chapada. Lugar incrível e de pessoas maravilhosas. Mas sem dúvida conhecer Dimi tornou nosso passeio indescritível. Não tenho palavras para descrever a belezura de pessoa que és. Não tem pra ninguém. A Chapada está nas mãos dele... Dimi agrada a gregos e troianos, caretas e doidoes, religiosos e ateus. Lanchinhos super saudáveis e rango de primeira mesmo, tem até pra vegetarianos, dá pra crer? Dimi, agora Fu...piiiii.. estamos na sua cola, literalmente, hahahaha... Impossível dizer a boniteza da sua simplicidade, carinho, sensibilidade e paz. Não é à toa que é um grande artista tbm... Voltamos certamente pessoas melhores do que éramos e isso devemos muito à vc e à chapada... Valeu brother. Se a Chapada é TOP, vc é TOP WORLD CLASS men… Dimi, vc certamente não foi só um guia, vc se tornou nosso amigo, aliás, difícil isso não acontecer com todos que te conhecem... Vc é foda, cara. Mau ainda fará o depoimento dele, mas compartilhamos da mesma ideia. Valeu demais Dimi, pela experiência inexplicável de conhecer um dos lugares mais bonitos que já estivemos. Galera, se o objetivo desse depoimento é falar o que achamos do Dimi, vai ser difícil depor, mas certamente é a melhor pessoa que vc pode encontrar... Dimi, esperamos te encontrar em breve... Esperamos vc aqui em BH tbm... junto com o Marceleza e toda a turma maluca daqui que tbm te adora... Um super abraço querido... Mari.

    ResponderExcluir
  13. A melhor viagem que eu já fiz na Chapada Diamantina foi indo para Vale de Pati com Dmitri de Igatu (e eu tenho 6 anos visitando a Chapada). É raro de encontrar um guia que tem uma verdadeira paixão pela natureza E é respeitado e querido pelos nativos da Chapada. Eu recomendo fortemente que você programar uma passeio com Dimitri para completar sua experiência na Chapada.

    I have been visiting and hiking in the Chapada Diamantina National Park for six years, and by far the best trek I ever did was to Vale de Pati with Dmitri de Igatu. It is rare here to find a guide that truly loves the outdoor AND is respected and adored by locals. I strongly recommend that you make a trek with Dmitri para of your Chapada experience.

    ResponderExcluir
  14. Estava devendo o meu depoimento aqui há algum tempo. Dmitri de Igatu, não é só um guia de adultos, é de crianças também. Guiou nossa família para o vale do Pati, quando nosso filho tinha 8 anos de idade, tá certo que nosso filho está acostumado com trilhas e ama uma aventura (sou mãe coruja sim, mas é verdade! *_*), foi acostumado nas trilhas desde pequeno, acampando desde sempre, com um ano já ia no ombro do pai(pois nunca curtiu a cadeirinha de treeking) e não era por isso que iríamos deixar de levá-lo para conhecer os lugares lindos desse nosso mundo. Enfim, nosso filho com 8 anos de idade, não havia feito ainda uma travessia, apenas trilhas de 1 dia e sabíamos que o Pati era imperdível e que ir para a Chapada sem conhecer o Pati seria perder a chance de conhecer um dos lugares mais incríveis do mundo (e nem acho exagero, merece o posto de estar entre as trilhas mais bonitas do mundo mesmo!). Uma amiga de infância indicou Dmi, mas a confiança foi estabelecida ainda mais quando o conhecemos pessoalmente, foi o melhor guia que já conhecemos, e olha que já conhecemos muitos! Acho que por todo um conjunto, pela simplicidade, pelo amor ao que faz, pela generosidade, pela pessoa linda que é, pelo conhecimento, experiências e principalmente pela responsabilidade. Eu precisava disso como mãe para me sentir tranquila e segura (sabe como mãe é, mesmo o filho estando acostumado e mesmo a mãe sendo desencanada! Exceto com tromba d'água claro!!kkkkkkk). Sem contar o ótimo cozinheiro que és e pelo que eu vi nos últimos passeios está cada vez melhor! Preciso arrumar mais um treeking só por conta das gostosuras, orgânico é luxo demais, vinho em noites de lua, jantar a luz de velas, você pode ir além dos seus limites físicos nas trilhas, mas passar fome, você não passa e não tem essa de miojo não, comida ruim não, é comida de verdade! Nos tornamos amigos, já veio aqui em casa, já fez um mural, do vale do Pati, claro! Além de um guia maravilhoso, ainda é um maravilhoso artista (Dmi pode descer do teto agora tá! rs rs). Na segunda vez que voltamos da Chapada foi nosso guia oficial de novo, já levamos nosso filhote pro Mixila e aqui o papo é vip, rs, porque a gente quer só pra gente! kkkkkkkkk, guia particular, não é pra qualquer um não! Mixila foi um dos lugares mais incríveis que nós conhecemos, sem dúvida! É um guia daqueles dedicados, que faz cursos, que estuda, que sabe o que está fazendo, que tem responsabilidade, nós inclusive queremos raptar ele para outros circuitos fora da Chapada, mas isso a gente deixa pra resolver em off! rs. Se você curte um bom trekking, se curte em ficar em contato com a natureza ao lado de um ótimo e carismático guia e se tem vontade de levar seu filho para curtir uma aventura mas ainda não encontrou o guia que tem jeito e responsabilidade com crianças, sorria lindamente, pois você está no lugar certo! *_* Bons ventos e tenha um ótimo treeking!

    ResponderExcluir
  15. oxiii difícil encontrar as palavras pra descrever a experiência hermosa que tive ao lado desse queridão! O Dmi é muito figura, ser único, de bom coração e mais que especial! Atravessei o Brasil sozinha rumo a Diamantina, encontrei o contato de Dmi no site do fotógrafo Rui Rezende, mandei um e-mail e como sempre, muuuito atencioso, várias dicas.. senti a boa energia e confiei do meu sexto sentido e fui. Não tinha tempo pra pesquisar mucho e pra ser sincera não queria! Queria ver a maravilhosa Diamantina com meus olhos!!.. combinamos de fazer a Fumaça por baixo e depois queria deixar que a vida se encaminhasse do meu destino dentro daquele lugarzão abençoado! Conheci um carioca muito do gente boa no busão e ele super topou a aventura, mesmo com o que todos nos diziam em Lençois "não é fácil" e isso só nos instigou mais e mais... lá fomos nós, começamos com uma chuvinha que deixou a Serra do Veneno, um verdadeiro veneno! haha mas ninguém perdia o humor, muito pelo contrário.. estávamos em extase no meio daquela selva toda, cachoeiras incríveis e da boa companhia! Até encaramos a temida subida pela Fenda da Fumaça! vixiiii... pegada boa, só para poucos, loucos! Juntos fomos longe!! Foi muito gratificante caminhar com Dmi, se tornou amigo de verdade, aprendi muchas cositas buenas! Super recomendo mas tomem cuidado com as Galinhas da Serra!! Vem logo pra Floripa rapazzz!

    ResponderExcluir
  16. Conhecer a Chapada era um dos meu sonhos, e com certeza foi mais do q realizado. Dmitri, além de guia, é cozinheiro, fotógrafo, humorista e possui um dos melhores corações q conheço. Passamos por uma "chuvinha" na travessia dos 3 picos mais altos do Nordeste, e graças a responsabilidade, eficiência, dedicação e experiência de Dmi, saímos sãos e salvos. O cara faz mousse de maracujá no meio do mato e ainda te serve na casca da fruta, teve até risoto, foram verdadeiros banquetes, sem contar os morangos orgânicos q ele fazia suco....rsrsrsrs. É um cara de forte expressão; e se vc assim como eu tá procurando um guia sem indicação, somente pela net, achou, DMITRI, É O GUIA!!! Se td der certo em maio tô voltando pra fazer o Pati....só mais uma coisa, ele deve ser o único guia q leva um para-raios na mochila....hahahahhaha

    ResponderExcluir
  17. Acabei de voltar do Pati com Dmitri, e valeu muito a pena!! Ótimo guia, cozinheiro e contador de histórias. Voltarei outras vezes e não vou pensar duas vezes antes de marcar todo e qualquer passeio com o Jimmy (porque 'Dmi' eu não sei falar... rsrs). Recomendo muito!!

    ResponderExcluir
  18. Vale do Pati de 6 a 11 de janeiro... Role inesquecível! altos visuais, comtemplaçoes, banhos de cachoeira, tranquilidade, rangueiras e muitas histórias para contar.
    Muito recomendado pelos esalqueanos, o guia sem dúvida foi o cara certo para nos apresentar o vale do pati. Para finalizar, acabamos o role proseando lá em Igatu. A cidadezinha é muito massa, com muitas histórias da época do garimpo e também vale a pena conhecer. Por lá dormimos em um hostel que para quem for para a chapada também recomendo. É só falar com o cara ai!
    Valeu Dimitri! Qualquer dia estamos de volta para mais um trekking pela chapada.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Fiz o Vale do Pati em 5 dias com o Dmitri e recomendo totalmente para quem está interessado em conhecer a Chapada. O Dimi é um guia incrível, muito divertido, competente, conhece muito bem cada cantinho da Chapada e todo mundo por lá, faz comidas maravilhosas e passa muita confiança e tranquilidade. Superou todas as minhas expectativas, café da manhã melhor que qualquer hotel, trilhas e mirantes maravilhosos, muito banho de cachoeira e histórias engraçadas. Adorei tudo, o Pati foi o lugar mais lindo que fui até hoje, e me aguarde que vou voltar!

    ResponderExcluir
  20. Fiz três dias de trilha no Vale do Pati como Mestre Dimitri, foi simplesmente sensacional! Além do lugar ser lindo o Mister Dimitri foi o melhor guia que eu já tive o prazer de conhecer...comida deliciosa garantida, risadas nem se fala e alem de passar muita confiança e segurança em todos do grupo... recomendadíssimo!

    ResponderExcluir
  21. Eu e mais 3 amigos tivemos a oportunidade de realizar o trekking do Paty por 3 dias com a Chapada Trekking. E realmente foi uma experiência única! O lugar é sensacional, cheio de belos quadros. O grupo com o qual fizemos a trilha tbm era incrível.. a hospitalidade da galera na casa de Sr João foi demais.. o Dimi manda muito bem na comida, é de primeira! Além de ser um guia divertido, paciente e muito legal. Recomendo demais. E pretendo voltar muitas vezes e fazer muitas caminhadas com a Chapada Trekkiing. Abs Dimi!

    ResponderExcluir
  22. Sem experiência nenhuma em Trekking, quase um sedentário, mas louco pra descobrir as belezas do Paty! Essa era a minha situação, e de mais alguns dos amigos comigo. No começo estava meio apreensivo sobre as distâncias e os desafios que poderíamos encontrar, mas foi só começar a trilha que o receio se transformou numa experiência fantástica! O guia, Dimitri, passou uma enorme segurança pra gente, descontraiu todo o percurso e preparou ótimas refeições! O grupo foi muito bacana e só completou o cenário fenomenal. Experiência única que com certeza será repetida muitas vezes!

    É isso aí Dimmy, vai ter que aguentar a gente de novo aí logo mais! rs...Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Bom, eu sou suspeita em falar do Dmitri, pois nosso primeiro encontro não foi como 'cliente-guia' e sim como 'companheiros de trekking' em Huayhuasch no Peru! Mas nessa aventura no Peru, apenas conheci o lado engraçado, companheiro e gentil do Dmitri. Em dezembro de 2012, fizemos o Vale do Pati (entre outros) e pude conhecer o melhor guia que já tive! Ótimo cozinheiro (esse elogio tem que ser o primeiro, pois o cara é fera!), calmo, paciente e seguro. Conhece a Chapada como a palma da mão e não se gaba disso. Todos os outros guias que encontramos por lá o veneram e tem o maior orgulho de tê-lo como amigo! Agora, cá entre nós: se até os 'concorrentes' falam bem de você, você deve ser bom mesmo, né? Nós estávamos em um grupo ótimo e sem dúvidas eu e meu pai 'atrasávamos' o grupo e o guia Dmitri soube administrar muito bem esse descompasso, tornando tudo muito harmonioso e engraçado! Hummmm! Deu pra perceber que sou fã dele, né? Tenho certeza que se você o conhecer e contratá-lo com seu guia na Chapada, também vai entrar nesse fã-clube! Obrigada Dmi, por nos mostrar um dos lugares mais lindos do Brasil, por aturar nossas lerdezas e por sair andando por aí com a gente! Bjs, Carla

    ResponderExcluir
  24. Uma das melhores experiências que pude ter foi fazer a trilha do Pati com a Chapada Trekking. O guia (Dmitri) é muito atencioso e paciente, o que nos dá mais segurança na caminhada, mesmo quando se está com pouco preparo físico..rsrs..
    Além de ótimo cozinheiro e ter um ótimo humor, faz ficar qualquer trecho árduo mais leve de passar!
    Não indicaria outra pessoa senão ele para guiar! Supera as expectativas! Nota 1000!

    ResponderExcluir
  25. Nunca tinha feito trekking na minha vida, no final de dezembro eu e mais três amigos, tivemos a oportunidade de conhecer o Vale do Paty com a ajuda do guia Dmitri, que fez da nossa viagem uma experiencia inesquecivel, sempre animando o passeio com suas experiencias, tendo uma paciência enorme e cuidado com todos no grupo, alem é claro de ser um excelente cozinheiro. Ficamos super bem acomodados na casa do Sr. João, um dos nativos do Paty. Mais do que recomendado...
    Dmitri logo mais voltarei, ainda preciso conhecer muita coisa da chapada.

    ResponderExcluir
  26. Li muitos depoimentos. Vi que são super positivos! Todos adoram o trabalho e atendimento do Dmitri tem excelência em tudo que faz. Eu tive o prazer fazer um trekking com ele e posso dizer que ele 'e sensacional! Super aprovado...
    Valeu Dmi e obrigada sempre!

    ResponderExcluir
  27. I recently spent two nights in a double room at Hostel Igatu. The hostel is a good option for travelers looking for a reasonably priced, convenient place to stay in Igatu, Bahia. It has a well-equipped kitchen for cooking, hot showers, a pretty garden, and a reliable WiFi connection. The breakfast was substantial and tasty. Also, one of the owners, Dmitri, is very knowledgeable about interesting sites and treks in Chapada Diamantina.

    ResponderExcluir
  28. Buenas! Tô aqui pra Registrar a minha enorme satisfação por ter participado da Travessia do Vale do Pati com o Dmitri e sua Equipe no dias 22 a 26/07/2013. Foi Sensacional. Agora entendo porque este trecho da Chapada é considerado a Mais Bela Caminhada do Brasil. Em nome da turma da Indiada Buena Caminhadas aqui do Rio Grande do Sul Tchê, quero agradecer por tudo, pela parceria, pela ótima comida, por nos conduzir em segurança e por nos fazer passar por dias inesquecíveis. Muito Obrigado e até a próxima Aventura.

    ResponderExcluir
  29. Neusa T G Soldatelli16 de agosto de 2013 às 17:43

    Olá. A Chapada Diamantina é com certeza um lugar admirável e encantado!!!
    Caminhar por ela e desvendá-la na companhia do grande guia Dmitri, foi uma experiência incrível e inesquecível.Ele foi o responsável por longas, difíceis e belíssimas caminhadas,cafés da manha e jantares dignos de reis, lanches nutritivos pelo caminho,conversas animadas, muita cultura e informação, e principalmente, grande amor pela natureza e pela Chapada!
    Grande Dimi, obrigada por tudo!!! Recomendo à todos que amam e respeitam a natureza! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  30. Salve grande Dmi, meu camarada!

    Falar acerca dos serviços do Chapada trekking Montanhismo é falar de um atendimento, antes de mais nada, ético, profissional e humano, todo o processo desde o ajuste do roteiro e toda estrutura logística foi fantástica! Há um grande diferencial para o camarada Dmitri, que é uma pessoa muito bem quista pelos "Patizeiros", pois, de fato, é "do fundo da cozinha" dos nativos.

    Mais do que recomendo Dmitri como guia, deixo aqui o meu testemunho de um Hi-Trekking de alto nível, muita emoção, segurança e tranquilidade!

    Falar acerca dos banquetes, quero dizer refeições (hehehe), é um capítulo à parte, corre-se um sério risco de voltar do roteiro com uns quilos extras, porque o rango de Dmi é alto nível, bom demais!!!

    É isso ae Dmi, parabéns meu irmão e que possamos realizar outros roteiros juntos!! abração

    Lió

    ResponderExcluir
  31. Encontrei a Chapada Trekking na internet, e sem muito saber o que iria encontrar, fiquei contente e satisfeitíssima com a trilha.
    Tirando o fato de que o Vale do Pati é MARAVILHOSO, a Chapada e o Gordo (guia que me levou) fizeram um ótimo trabalho, desde o contato pela internet antes de embarcar...me ajudando a reservar a pousada no Capão, até o fim da trilha, com o Gordo me acompanhando até o Poço Azul (passeio que eu optei por fazer no fim da trilha).
    Os 5 dias foram agradabilíssimos, o Gordo cozinha muito bem e fomos muito bem recebidos em todas as casas que ficamos hospedados!
    Com certeza, trilha que eu faria de novo!
    Valeu Chapada Trekking! Até a próxima.
    Julia

    ResponderExcluir
  32. Pra quem quer fazer a travessia do Pati, recomendo como guia o Dmitri de Igatu, da Chapada Trekking. Ter o Dmi como guia tornou a experiência da travessia de 5 dias no Pati, tão aguardada por mim e por meu companheiro, ainda mais gratificante, com o seu bom humor, camaradagem, histórias engraçadas, profissionalismo e excelente relação com os moradores locais. A gente até esqueceu em vários momentos que ele era guia, era como se fosse mais um companheiro de caminhada. Mas nas horas em que era preciso tomar a frente e agilizar, principalmente quanto à acomodação nas casas dos hospitaleiros patizeiros (nativos), tava lá o Dmi, preparando também jantar e café da manhã diversificados, com direito até a cuscuz de tapioca na folha de bananeira e lasanha! Valeu, Dmi! Guardamos com muito carinho essa experiência! Abraço grande pra vc!

    ResponderExcluir
  33. O Dmitri foi recomendado por um amigo fotografo (Tom Alves) para o Vale do Paty. Foi o unico passeio que fechei com antecedência pra Chapada, pois mineiro é sempre desconfiado. Fui super bem atendido, guia muito profissional, papo excelente, comida surpreendente nas trilhas e nas hospedagens.
    O Dmitri é um figuraça, gente boa que sempre senti falta nos outros passeios que fiz por conta própria na Chapada.
    Fiquei no hostel Igatu antes e depois do Paty, sempre bem recebido e clima de se sentir em casa.
    Grande abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  34. Recomendo a Chapada Trekking pelo Dmitri, excelente guia. Você só vai se preocupar em absorver a energia do lugar e caminhar, o resto é por conta dele. O cara cozinha muito bem, você não vai passar fome na chapada: comer duas lasanhas profissionais no pé do Castelo é uma experiência, digamos, muito massa! haha
    Ele conhece tudo e todos lá, vai sem medo.

    Valeu Dmitri, o melhor guia da Chapada. Homem correto e de princípios, natural. Que a luz de Jah esteja sempre contigo.
    Muito obrigado por essa experiência.

    ResponderExcluir
  35. Sem palavras pra falar sobre o companheiro Dmitri. Precisei fazer um trabalho específico, na chapada, e a experiência dele foi fundamental no sucesso da empreitada. Além da amizade, claro, que vale mais que qualquer outra coisa. Valeu Dimi!
    Abração

    ResponderExcluir
  36. One of the best trips I have done in Brazil!!
    I went with a group of Brazilian friends to Chapada in July 2013. Dimitri was recommend to us by friends and we have spend 5 nights in vale do Paty with him ending the trip in Igatu (beautiful charming village by the way) where we stayed at his hostel for 2 nights. I wish we would have taken more time for paty... It's simply stunning there!!
    As a foreigner living in Brazil, I love to discover this country and always look for a culture-real experience. Also, working with tailor-made tourism here and I'm very picky with guides, but I have to say Dimitri passed any expectation. Not only does he know himself around extremely well, he also makes a point in communicating his knowledge, telling stories about the region, how the tourism sector developed there etc. He really made us feel privileged wherever we stayed and with who we met. We felt very welcomed by the people that he introduced us to in places where we slept or grabbed something to eat. It's great to have someone with you that the locals appreciate!! We've experienced the drinks from Igrejinha, the bred of Seu Miguel and got the best rooms at Dona Raquel's place!! I can write a whole page about his cooking skills too, but that would take another page... Simply amazing!! After hours of trekking there was always a culinary surprise waiting for us. And don't believe you will be loosing weight after days of trekking... With Dmitri you will surely not!! Thanks Dimi, the whole trip was unforgettable I'll be definitely back soon!!
    Abraços
    Selva

    ResponderExcluir
  37. Salve, Salve Dmitri de Igatu!

    Estava já há algum tempo querendo conhecer a Chapada Diamantina, cansada de esperar que meus amigos resolvessem me acompanhar, resolvi ir sozinha. Numa das minhas buscas pela internet, achei o site da Chapada Trekking – Montanhismo, os inúmeros depoimentos enaltecendo o conhecimento, a competência e o bom humor do grande Dmi, deixaram-me animada em dar a largada a uma expedição para Vale do Pati. Super atencioso, Dmi respondeu pacientemente a todas as perguntas, que dado a minha inexperiência em trekkings, eram muitas. A expedição foi um sucesso, passamos por lugares de uma beleza incomensurável. Dmi demonstrou ao longo de toda caminhada um vasto conhecimento a respeito da vegetação e geografia local, com suas inúmeras histórias, tinha sempre uma piada para levantar o ânimo do grupo quando a mochila pesava e o cansaço batia. Um cozinheiro de mão cheia, sempre nos surpreendia: frango com batatas, lasanha, macarronada, purê de aipim, brigadeiro e muitos pacotes de bis e nutella (huuum)!

    Diante do exposto, não é nenhuma surpresa que eu recomende imensamente a Chapada Trekking – Montanhismo. Conquistaram uma cliente e amiga, que já está a planejar o próximo roteiro.

    Obrigada e até mais.

    Maria Vanessa.

    ResponderExcluir
  38. Olá Dmi, Olá Igatu

    Me desculpa pela demora em lhe agradecer publicamente; a gente volta para o gde centro e se contamina...
    Obrigado por tudo de bom que vivi todos esses dias aí com você Mano, tudo valeu muito a pena; amizade, trekking, sorrisos, histórias, etc.
    Quando quiser vir aqui é só chegar para um café; tipo o seu...!
    Carlos Amábile
    carlosamabile@bol.com.br

    ResponderExcluir
  39. Antes de mais nada grande Dmitri,gostaria de dizer que para comentar a experiência vivida no Pati,é preciso organizar as idéias e deixar a inspiração fluir.Simples palavras não são capazes de demonstrar todo o valor desta aventura.Tem que ser uma narrativa,carregada de emoção,palavra que mais se fez presente no Vale do Pati.
    Existem pessoas no mundo,que valem à pena conhecermos.Nos trazem boas energias e nos ensinam através dos pequenos e mais simples gestos,que nascemos para caminhar sempre felizes.São pessoas que gostaríamos de ter como amigos.Pessoas que demonstram,sem precisarmos ir muito além,o seu bom coração.
    Estou falando mais especificamente de você cara,que antes de ser este grande profissional,é acima de tudo um grande ser humano.Percebi que demonstrou isto com a naturalidade de um autêntico ''sangue bom''.
    Quero dizer para os que estão lendo este comentário,que ao contratarem Dmitri,terão acima de tudo o privilégio de estar ao lado de um ser humano realmente especial,com quem se aprende muito,em pouco tempo.Para isso se faz necessário abrir o coração e ir além do que estamos acostumados a enxergar.
    Então ''Dmiboy'',agradeço aqui,publicamente,pelo privilégio de ter conhecido você.Tenho certeza que este também é o sentimento da minha Tainá.
    A experiência de caminhar pelo Vale se tornou mais completa diante do profissionalismo de Dmitri.Conhece muito bem o ambiente e transmite segurança.A natureza contemplada ficou mais bonita ainda com os ensinamentos passados por Dimitri.Bom cozinheiro,o cara fez um feijão que sinceramente nunca comi antes.Estava show.Tempero simples e muito gostoso.
    Prova de que menos é mais!
    Além do famoso feijão os outros rangos também são show!
    Grande ser humano,bom cozinheiro,fotógrafo,artista plástico e sem dúvida o guia mais preparado para fazer deste trekking,algo mais especial ainda.Pela sua postura profissional,por ter cuidado de nós,por ter feito o ''feijão do Dmi,pela atenção,pelo companheirismo,pelos ensinamentos,pelo sorvete no final da caminhada e pela positive vibration,típica de pessoas boas; te agradecemos Dimitri de Igatu!
    Te dou nota 9,5.Só vou te dar nota 10,depois que você mandar a receita do feijão pra mim.Depois te mando a receita da ''Sopa Pink Floyd''
    E não esqueça rasta:
    NEVER PAY TOMORROW...AND KEEP WALKING !
    JAH BLESS...!!!!

    Abraço,
    Iuri e Tainá

    ResponderExcluir
  40. Dimitri heeft zeker een pluim verdiend voor zijn begeleiding in Chapada Diamantina. Het is een gids met zeer veel lokale kennis en weet de juiste plekjes van het prachtige Chapada te vinden. Wij hebben gelopen door Vale do Pati een tocht die zeker de moeite waard is mocht je 4 of meer dagen de tijd hebben daar. De trekking was voor ons ongetrainde wandelaars net goed te doen. Dimitri zorgde voor goede onderkomens en kon zelfs een tweepersoonsslaapkamer regelen voor ons. Daarnaast zijn zijn kookkunsten ongekend, hij was toegewijd aan goede voeding vooraf, tijdens en na het wandelen. Al met al een goede ervaring gehad met hem als gids, zeker een aanrader dus.

    ResponderExcluir
  41. Osvaldo Javier López Ruiz31 de agosto de 2014 às 06:32

    Aunque no puedo entender el comentario de Sam en holandés, sospecho que voy a coincidir plenamente. Compartimos juntos varios días de trekking por el Valle de Pati, en la Chapara de Diamantina y fue una experiencia que no dudaría en repetir. Dmitri es un excelente guia y ahora un amigo querido. De esos amigos que uno hace en la montaña, en este caso, en la chapada. Amistades que duran por que uno comparte cosas profundas. Podría usar la palabra "profesional" para describir cómo Dmitri se ocupó de todo durante los 5 días de travesía en el Valle de Patí y los otros dos que compartimos en Igatú, los Poços (Azul y Encantado) y en Lenções (con Pai Inacio y Poço do Diabo), pero esa palabra puede transmitir una idea de distancia y frialdad que no es el caso. Es una arte no menor el dirigir personas y Dimitri conoce ese arte. Este grupo heterogéneo de personas de distintas partes del mundo terminó siendo un grupo de amigos. Y es que la pasamos bien, con lluvia y sin lluvia, comiendo bien y rico siempre. Algo mejor que un escondinho de carne o una lasagna al horno de leña cuando uno estuvo andando todo el día? O un desayuno casero con cuscús de tapioca y Nutela, cuando uno se levanta? Para que estuviera listo en la mesa, Dmitri se levantaba silenciosamente un par de horas antes y preparaba el café da manhã con cariño de madre! En lo personal, estos días en la Chapada de Diamantina fue un añorado reencuentro con el "turismo aventura" (en el mejor de los sentido, no el que pasa por las "agencias profesionales"). Me recordó las épocas de la universidad (con el Patatur y el viaje por la Patagónia argentino-chilena) y las épocas del doctorado en Campinas, Brasil, con Rodrigo Rainieri y la "turma da Grade VI". Muy lindos recuerdos y amistades entrañables. Y de la Chapada... qué les puedo decir???Recomiendo vivamente esta experiencia y agradezco a Dmitri el que la haya hecho posible.

    ResponderExcluir
  42. A trilha do Pati é recomendadíssima. Apesar de o lugar já ser sensacional, o trabalho da equipe do Chapada Trekking faz toda diferença. Dmitri e LP conhecem bem a região, são pacientes, bem humorados, parceiros, prestativos. Com certeza a experiência da trilha foi melhor em razão do profissionalismo deles. Indico essa galera sem pensar duas vezes. Abraços. Antonio

    ResponderExcluir
  43. Estive na Chapada agora em abril/2015, fiz o vale do pati por 3 dias com o Dmitri, simplesmente espetacular, super recomendo a empresa Chapada Trekking, guia super especializado, sabe conduzir muito bem sua trip e principalmente respeita o ritmo de cada um, atencioso e muito divertido também. Pega a gente pelo estomago porque prepara cada rango maravilhoso, principalmente um super escondidinho de carne até hoje tenho saudades dele..kkkkk, enfim Dmitri parabéns pelo seu trabalho que confesso ser bem duro mas muito prazeroso é nítido em suas atitudes que você gosta do que faz, que Deus te abençõe muito e lhe traga mais sucesso ainda, porque sim Sr.Dmitri está ficando famoso..kkkkk sucesso você merece!! E volto para outras aventuras! bjos Vanessa - Botucatu/SP

    ResponderExcluir
  44. Fiz a travessia do Vale do Pati de 5 dias com o Dmitri em Abril. A trilha em si é maravilhosa. Todos os passeios são excelentes. Ainda assim, o profissionalismo dos guias da Chapada Trekking faz toda a diferença para tornar a viagem ainda melhor. Os guias (eu fui com LP e Dmitri) são bem humorados, prestativos, conhecem bem a região e cozinham muito bem. Fazer o Vale do Pati com a Chapada Trekking é mais que recomendado.

    ResponderExcluir
  45. Filipe Porto (Pipilha)3 de agosto de 2015 às 13:09

    A dupla Dmitri e Michele fizeram da travessia pelo Vale do pati um evento inesquecível. Boa conversa, ótima comida, trabalho de guia profissional. E somado a tudo isso, a simpatia baiana sem excessos. Recomendo e voltarei em breve para outras trilhas na chapada. Muitíssimo obrigado aos dois e tb ao Carlito que no acompanhou na metade do trajeto.

    ResponderExcluir
  46. Chapada Trekking é e sempre foi referência pra mim. Dmitri, além de grande amigo, é um dos melhores guias que já conheci. #meupatrao #LáEle

    ResponderExcluir
  47. Falar da Chapada Trekking é muito reconfortante. Fiz a travessia com o Dmitri e o Carlitos. O que eu posso dizer que foi muito tranquilo pois o Dmitri é um dos melhores guias que já conheci. Atencioso, solidário, pessoa do bem !!!. Sempre preocupado com o bem estar do grupo, das pessoas. De todas as lembranças e experiências que obtive nesta viagem com certeza a amizade do pessoal da chapada trekking foi o que mais valeu!!!!! Recomendo? Sim!!! são os "caras" da Chapada.

    ResponderExcluir
  48. Acabei de voltar da Chapada Diamantina onde fui fazer a Fumaça por baixo - por livre e espontânea pressão! Achei bem puxado (já passei dos 20 faz tempo, rsrs), mas devo dizer que o guia fez toda a diferença! O Dmitri é muito atencioso e conhece aquelas bandas como ninguém. Deu para perceber que ele é muito querido pelo povo de lá. Sem falar dos dotes culinários dele: até tapioca e mingau de aveia no café da manhã ele preparou para a gente! Quero muito voltar para fazer o Vale do Pati... com o Dmitri, é claro. Uma dica para quem vai: se for dormir à beira-rio, não esqueça o repelente (como eu)!! Muito obrigada, Dmitri, pela segurança que passa, pela sua calma e profissionalismo!

    ResponderExcluir
  49. O comentário acima saiu sem o meu nome. Aí vai: Annie Cambe

    ResponderExcluir
  50. Comecei meu ano de 2016 com o pé direito no Vale do Pati. Foram 5 dias de muita diversão. A escolha da Chapada Trekking foi de fundamental importancia para que o passeio ocorresse com tranquilidade , e superasse as espectativas no meu primeiro trekking. Passar esses dias com Dimitri e Michele nos guiando para os lugares mais belos da Chapada Diamantina foi inesquecível! Profissionalismo e competência são as palavras que definem esta empresa. Obrigada Chapada Trekking! Valeu Dimi!!! Valeu Mi!!! Até breve!!!!! Bjs Aline Passos

    ResponderExcluir
  51. Fiz o roteiro do Vale do Pati em 5 dias, com um grupo de 6 pessoas, e foi uma das experiências mais incríveis que já tive! Para além da natureza deslumbrante, o nosso guia Carlito proporcionou momentos incríveis de descontração, companheirismo e aprendizagem! Recomendo fortemente pra todos!

    ResponderExcluir
  52. Passei o carnaval no Vale do Pati e não queria mais ir embora! Ser guiada por Dmitri, Michele e o grande Carlito com certeza fez toda a diferença! Super profissionais, conhecem cada canto do Pati, uma companhia deliciosa fora o talento de Dmitri na cozinha! rs Quem faz um roteiro com eles não vai mais querer outro guia! Recomendo com td meu coração e estômago! kkkk Já quero o próximo!

    ResponderExcluir
  53. Fala Galera !!
    Esse post é sobre o trekking que fiz nesse carnaval no Vale do Pati na Chapada diamantina um dos melhores q já fiz .
    Foi excelente com muita integração e parte dessa avaliação se deve ao trabalho dos Guias Dmitri,Michelle e Carlito que além do profissionalismo e profundo conhecimento na área, são pessoas exemplares alegres e divertidos.
    Além do excelente chefe de cozinha Dmitri . Não faltou nada , tudo perfeito. É só curti o passeio .
    Muito obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  54. Quero agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade de viajar e conhecer um lugar tão lindo como a chapada Diamantina.
    Este lugar lindo pintado por Deus.
    O vale do Pati é incrível.
    A casa do André nossa um espetáculo
    Muito obrigada Dmitri e Michele por sua paciência com o grupo
    Vocês são 10.
    São maravilhosos.
    Meu estômago já está sentindo falta
    Vocês são incríveis.
    Super beijo e até a volta

    ResponderExcluir
  55. Quero agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade de viajar e conhecer um lugar tão lindo como a chapada Diamantina.
    Este lugar lindo pintado por Deus.
    O vale do Pati é incrível.
    A casa do André nossa um espetáculo
    Muito obrigada Dmitri e Michele por sua paciência com o grupo
    Vocês são 10.
    São maravilhosos.
    Meu estômago já está sentindo falta
    Vocês são incríveis.
    Super beijo e até a volta

    ResponderExcluir
  56. Fiz o trekking de cinco dias pelo Vale do Pati com a Chapada Trekking tendo como guias o lendário Dmitri e seu ajudante Carlito, e só tenho elogios. A organização foi excelente, o roteiro sempre muito bem pensado e tudo funcionou de um modo fantástico.

    Dmitri é sem dúvidas o melhor guia da Chapada e talvez mesmo do Brasil. O domínio dele sobre as situações é evidente e deixa qualquer pessoa bastante motivada e segura, mesmo quem não tem prática de trekking ou de caminhadas tão longas. A segurança no trabalho é total, do começo ao fim, tanto pelo profissionalismo como pela sensibilidade que ele demonstra em tudo que faz. Outro ponto positivo é ser um grande cozinheiro, e todas as refeições que fiz com ele (café, lanche e jantar) foram excepcionais. Gostei tanto de Dmitri que pretendo fazer com ele o trekking do Monte Roraima, assim que tiver a oportunidade.

    Creio que todos conhecem a fama do Vale do Pati, que é uma aventura sensacional e imperdível pra quem gosta de uma boa travessia. No entanto, fazer isso com a Chapada Trekking e com Dmitri foi ainda melhor. Recomendo a todos!

    ResponderExcluir